Pesquisar este blog

domingo, 20 de abril de 2008

Mesa de frios para o níver da minha amiga Graça. Ela merece esse carinho. Acima, canapés de mussarela de búfala com kiwi e cerejas e mousse de abacaxi...simplesmente uma delícia. E você encontra a receita aqui.De sobremesa...tortinhas de morango, maracujá e limão. A decoração do ambiente ficou por conta da Juliana e Joana, da "Fazendo a Festa". São criativas e caprichosas.

Rocambole de batatas

Sem dúvida, uma boa opção para o almoço, e você pode variar o recheio a gosto, inclusive de camarão, enfim, o que você tiver na hora. Afinal, culinária é isso, inventar, improvisar, experimentar... e assim, vão surgindo novas delícias.

1/2 kg de batatas cozidas descascadas

1 colher sopa de manteiga

1 xícara de leite

4 gemas

4 colheres de sopa de queijo ralado

1 pitada de sal e 1 pitada de noz moscada ralada

4 colheres sopa cheia de maisena

1 colher sopa de fermento em pó

4 claras batidas em neve firme.

Recheio:

1 cebola e 02 dentes de alho picadinhos, 2 colheres sopa de manteiga ou margarina, 1 peito de frango ou 1/2 kilo de camarões, 2 colheres de sopa de maisena diluídas em 1 xícara de leite, 2 gemas e 3 colheres sopa de queijo ralado, sal, pimenta a gosto, 1/2 xícara de salsa e cebolinha ficadinhas.

Molho de tomates:

1 cebola e 2 dentes de alho picados, 04 colheres de sopa de óleo, 1/2 kg de tomates maduros, sem pele, picados, 1/2 folha de louro, sal, pimenta, salsa e cebolinha a gosto.

Modo:

Recheio: Coloque o óleo numa panela e frite a cebola e o alho, junte o peito de frango já cozido( do jeito que ensinei anteriormente) e desfiado ou os camarões, refogue por alguns minutos.Adicione os ingredientes restantes e cozinhe, mexendo até engrossar. Reserve.

Molho de tomate:

Coloque o óleo numa panela e frite a cebola e o alho. Adicione os tomates e refogue durante 3 minutos. Junte os outros temperos e cozinhe em fogo brando durante 20 minutos. Reserve. Querendo acentuar o sabor, elimine o sal e junte 02 tabletes de caldo de galinha knnor.

Massa:

Misture todos os ingredientes, exceto as claras. Depois de bem misturados, junte-as delicadamente. Despeje esta massa em uma assadeira grande, untada e polvilhada com farinha de trigo. Pincele com gema, polvilhe com queijo ralado e asse em forno quente durante 20 minutos.

Modo de montar:

Desenforme a massa ainda quente num guardanapo umedecido e cubra com uma camada grossa do recheio. Enrole o rocambole com auxílio do guardanapo. Coloque numa travessa aquecida, cubra com o molho de tomate e sirva quente.Se quiser, pode polvilhar queijo por cima. O molho é opcional, como vocês viram na foto, a receita que a Josefa, minha funcionária fez, não utilizou o molho, mas ficou nota dez.