quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sabores de Belém do Pará

Foto: Luana
Estive em Belém durante uma semana, participando de um curso para Gestores Públicos. Uma cidade enorme, com muitos lugares históricos, lindos de se ver.
Aqui com minha amiga Janice, visitando um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, o Mercado Ver-o-peso.
Fotos: Ana Benícia

Você encontra de tudo por lá, inclusive os camarões tutoias, que são realmente muito bons!
Eis um prato com misturas de sabores. A Maniçoba, com sabor forte, à base de folhas de maniva. Eu já havia esperimentado há muito tempo a trás, inclusive, vi uma mulher fazendo, e fiquei impressionada, pois ela levou sete dias para ficar pronta. Acredite se quizer. Já o Caruru, estava louca para experimentear, pois leva quiabo, camarão e folhas de jambu. Adorei! . Se você quizer tentar fazer, acesse este site

Agora vou falar do Tacacá. É encontrado por todos os lugares, incluive em barraquinhas. Este aqui foi servido nas Docas.
Sem dúvida, uma combinação muito exótica, o qual é servido em cumbuquinhas. Com Detalhe, quando você termina de comer, tem a sensação de dormência na língua.
E a Pupunha? Esse fruto é pura delícia! Estas foram servidas no lanche da tarde.Eu realmente, não resisti e comi várias...
Já experimentou canapés de Pupunha? Eu já, quando fui a Manaus pela última vez, visitei o Teatro Amazonas durante um evento, onde o buffet serviu somente entradas regionais.
Ah! encontrei algumas receitas aqui , tente se aventurar, caso você tenha oportunidade de encontrar esse fruto delicioso. Massa de mandioca, pronta própria para fazer as "tapioquinhas".

Farinha de tapioca fresquinha. combinação perfeita com o açai. Realmente, o Pará possui muitas riquezas gastronômicas.

Filé ao molho de alcaparras