quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Taioba

Ainda lembro como se fosse hoje...os refogados de taioba da minha saudosa vó materna Benícia. No seu quintal, ela deixava sempre um pé de taioba crescer bem bonito.

Confesso que nos primeiros anos da minha infância, eu detestava tudo que era verde no meu prato, e principalmente a bendita da taioba. Mas o tempo foi passando, e minha vó continuou fazendo suas receitas que levavam essa planta... de tanto insistir, aprendi a gostar, e já não fazia aquela cara tão feia , afinal de contas, é super saborosa.

Na época, não tinha idéia do valor nutricional que tem essa planta vistosa, que se parece com a couve, mas de folhas bem mais largas.

Além de ter mais vitamina A do que a cenoura, é rica também em amido, alimento super importante para crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam.

Pena que hoje, as pessoas não tem o hábito de cultivar muito essa planta, tão valiosa.

Para saber mais sobre a taioba e aprender fazer um ótimo refogado, você acessa aqui no blog ( Conversa na Cozinha).

Olha que graça!

Quer uma opção para servir frios e frutas? Então, sirva-os em forma de espetinhos. O baldinho colorido ficou um charme! Com certeza vão agradar o olhar e fazer o maior sucesso. Estes foram feitos especialmente para o niver da pequena Ana Laura.

Filé ao molho de alcaparras