segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A medida certa de comida e bebida para uma festa

Tudo é muito relativo!
Depende do tipo de festa e de quem são os convidades, do horário que está programado o término da festa e até do clima, pois no verão, bebidas como água, refrigerantes e cerveja serão mais consumidas. No inverno, o consumo de vinho será maior..
Um fato que deve ser considerado também , é que homens geralmente comem mais que mulheres. Portanto, se tiver mais homens, vale reformar as quantidades. Mas, no geral, a média de cálculo por pessoa é esta:

Carnes e Peixes: 200 g por pessoa

Massas: 150 g ( se for servida como acompanhamento de prato ou 200 g ( prato principal).

Arroz: 50 g por pessoa ( depois de cozido ele triplica).

Salgadinhos: Para coquetel ( 12 salgadinhos por pessoa).

Saladas: 1 pé de folha verde para cada 8 pessoas, se tiver dois tipos de saladas.

Docinhos: Se tiver 05 tipos de docinhos, calcula-se 02 tipos de cada por pessoa

Sobremesa: Não é possível calcular, pois pode ocorrer que uma sobremesa faça mais sucesso que outra.

Sorvete: 01 bola por pessoa

Bolo: Recomenda-se fazer um bolo que dê para a metade das pessoas, pois geralmente o bolo é servido no final da festa. Exceto quando a única coisa a ser servida na festa é o bolo, então faça um bolo que dê para todos.

Vinho: 1 caixa com 12 garrafas dá para 50 pessoas, desde que sirvam outras bebidas como água e refrigerantes. Vinho Branco - 1 garrafa para 3 pessoas (se não tiver vinho tinto).

Vinha Tinto - 1 garrafa para 4 pessoas. Calcule 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas quando este for servido durante um coquetel. Os vinhos são servidos durante a refeição.

Uisque: 1 garra tem 20 doses e dá para 10 pessoas, desde que também tenha outras bebidas.

Champanhe: 14 garrafas dá para 50 pessoas. Calcule 1 garrafa de champanhe para cada 2 pessoas em uma festa "bolo-com-champanhe", onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa.

Refrigerante: 12 garrafas de 2 litros para 60 pessoas. A média é de 400 ml se for servido outras bebidas e 600 ml e for somente água e refrigerante.

Cerveja: 1 garrafa por pessoa, se não tiver outras bebidas. 1 garrafa para 4 pessoas se for servido outras bebidas.

Água Mineral: 200 ml por pessoa

Olha só que tentação!

Pão delícia

  • Nada melhor que um pãozinho caseiro, bem quentinho, com manteiga ou qualquer queijo cremoso não é mesmo? Foi lembrando exatamente dessa delícia, que resolvi fazer esta receita, dada por minha amiga Lizeti de Itanhanhém. 02 ovos , 01 xícara de café de óleo, 02 copos grandes de leite, 02 pacotes granulado de fermento para pão, 06 colheres de sopa de açucar, 01 pitada de sal, 1.100 kg de farinha de trigo. Primeiro bato os ovos no liquidificador. A seguir, acrescento o óleo, o leite, o açucar e o sal e o fermento e bato mais um pouco.(Se quizer pode colocar no liquidificador um pouco de canela em pó). Após bater a mistura, levo-a em uma bacia e vou colocando a farinha de trigo peneirada aos poucos. Misturo bem, e a medida que a farinha vai se incorporando á massa, vou adicionando mais, até dar o ponto. Assim que a massa começar desgrudar das mãos, preparo a massa para cubrí-la com plástico filme e deixo-a crescer por mais ou menos 40 minutos. Já crescida, moldo os pães, formando umas bolas, e disponho-as na forma bem próximas uma da outra, para que ao crescerem, cresçam para cima. Novamente deixo crescer por aproximadamente 1 hora. Levo ao forno não muito alto, pois os pães assam muito rápido. Quando ficam dourados, retiro-os e passo pincel com manteiga por cima.Postei algumas fotos dos meus pãezinhos, que quase deixo passar do ponto no forno. Mas vou confessar uma coisa, ficaram ótimos. Acima, postei algumas fotos para você seguir todos os passos e conferir se não estou super certa em chamar esse pãozinho de delícia.

Filé ao molho de alcaparras