
Banana ouro é a menor de todas as bananas, medindo no máximo 10 cm. Tem forma cilíndrica, casca fina de cor amarelo-ouro, polpa doce, de sabor e cheiro agradáveis. Olha que fofa!
Este lindo cacho de banana ouro é produção do meu quintal.
Acreditem! Tenho um carinho especial por esse pé de banana, pois ele é um vencedor.
Sempre gostei muito da banana "ourinho", como a chamamos aqui no Tocantins e desejava conseguir uma mudinha. Até que um dia fui ao mercado comprar um frango caipira e o moço tinha alguns cachos que logo me encheram os olhos de vontade. Perguntei se era difícil conseguir uma muda e ele afirmou que não. Me prometeu uma e na semana seguinte, fui buscá-la. Ao chegar em casa, não plantei a mudinha imediatamente, deixei para o dia seguinte. Acontece que viajei e esqueci-a completamente. Uma semana depois, quando cheguei, lembrei que havia deixado minha muda para trás, sem água e no sol.
Quase morri de remorços, ao conferir que ela estava apodrecendo. Mas, assim mesmo resolvi plantar. E dias depois, tive a grata surpresa que ela resolveu me dar uma chance. E esse pé de banana tem sido muito generoso comigo. Me presenteou com quatro cachos enormes, que dá gosto de ver, além de aroma e sabor delicioso. Acho que as bananeiras são muito resistentes às adiversidades.
E por falar em banana, você sabia que existem cerca de 100 tipos de banana cultivadas no mundo todo? E que em alguns lugares a banana verde é utilizada para elaboração de pratos e que tem um potencial nutricional enorme?
Quando eu morei em Manaus - Am, adorava as bananas verdes pacovãs, (a nossa banana - da - terra). A pacova é uma espécie de banana muito comum na Amazônia. Podendo alcançar até 50 cm de comprimento. Realmente, uma das maneiras mais gostosas de prová-la é em forma de chips, bem sequinha e crocante, e facilmente encontradas em diversas barraquinhas pela cidade de Manaus. Pura delícia!
Lembro ainda, que em 2005 retornei a Manaus a trabalho, na oportunidade, fui ao Teatro Amazonas, aquele monumento lindo de encantar. No evento, o cerimonial serviu várias entradas exóticas do amazonas, e lá estava os canapés de banana verde. Adorei!
Pois é, não custa nada falar aqui, que os derivados dessa fruta saborosa possuem 0% de colesterol, são ricos em cálcio, potássio, fibras e vitaminas, fundamentais para o desenvolvimento e bom funcionamento dos ossos, músculos e dentes. Além disso, esta fruta contém fibras, ideais para o sistema digestivo. Todos os dias antes de malhar eu como no mínimo 02 bananas. Me sinto mais forte.