domingo, 22 de março de 2009

Sobremesas

Na ocasião do IV Congresso Brasileiro de Pregoeiros, realizado no Mubu Hotel Resorts, na cidade Foz do Iguaçu, o buffet caprichou nas sobremesas, você pode conferir e tentar fazê-las a partir da sua imaginação. Base crocante, recheios variados e coberturas deliciosas. Não deu pra resistir. Fiz verdadeiras estravagâncias.
Olha só a situação!

Gelatina de morango

Gelatinas de limão

Torta mesclada de chocolate

Torta de Chocolate branco

Torta crocante de frutas

Pavê de Maracujá

Torta mousse de Chocolate

Torta espelhada de Limão

Torta de Morango

Torta suspiro de limão

Banana Ouro

Banana ouro é a menor de todas as bananas, medindo no máximo 10 cm. Tem forma cilíndrica, casca fina de cor amarelo-ouro, polpa doce, de sabor e cheiro agradáveis. Olha que fofa!
Este lindo cacho de banana ouro é produção do meu quintal.
Acreditem! Tenho um carinho especial por esse pé de banana, pois ele é um vencedor.
Sempre gostei muito da banana "ourinho", como a chamamos aqui no Tocantins e desejava conseguir uma mudinha. Até que um dia fui ao mercado comprar um frango caipira e o moço tinha alguns cachos que logo me encheram os olhos de vontade. Perguntei se era difícil conseguir uma muda e ele afirmou que não. Me prometeu uma e na semana seguinte, fui buscá-la. Ao chegar em casa, não plantei a mudinha imediatamente, deixei para o dia seguinte. Acontece que viajei e esqueci-a completamente. Uma semana depois, quando cheguei, lembrei que havia deixado minha muda para trás, sem água e no sol.
Quase morri de remorços, ao conferir que ela estava apodrecendo. Mas, assim mesmo resolvi plantar. E dias depois, tive a grata surpresa que ela resolveu me dar uma chance. E esse pé de banana tem sido muito generoso comigo. Me presenteou com quatro cachos enormes, que dá gosto de ver, além de aroma e sabor delicioso. Acho que as bananeiras são muito resistentes às adiversidades.
E por falar em banana, você sabia que existem cerca de 100 tipos de banana cultivadas no mundo todo? E que em alguns lugares a banana verde é utilizada para elaboração de pratos e que tem um potencial nutricional enorme?
Quando eu morei em Manaus - Am, adorava as bananas verdes pacovãs, (a nossa banana - da - terra). A pacova é uma espécie de banana muito comum na Amazônia. Podendo alcançar até 50 cm de comprimento. Realmente, uma das maneiras mais gostosas de prová-la é em forma de chips, bem sequinha e crocante, e facilmente encontradas em diversas barraquinhas pela cidade de Manaus. Pura delícia!
Lembro ainda, que em 2005 retornei a Manaus a trabalho, na oportunidade, fui ao Teatro Amazonas, aquele monumento lindo de encantar. No evento, o cerimonial serviu várias entradas exóticas do amazonas, e lá estava os canapés de banana verde. Adorei!
Pois é, não custa nada falar aqui, que os derivados dessa fruta saborosa possuem 0% de colesterol, são ricos em cálcio, potássio, fibras e vitaminas, fundamentais para o desenvolvimento e bom funcionamento dos ossos, músculos e dentes. Além disso, esta fruta contém fibras, ideais para o sistema digestivo. Todos os dias antes de malhar eu como no mínimo 02 bananas. Me sinto mais forte.

Filé ao molho de alcaparras