sábado, 21 de março de 2009

Escondidinho de "Carne de Sol"

Estava indo para o IV Concresso Brasileiro de Pregoeiros em Foz de Iguaçu, quando resolvi fazer escala em Brasília-DF, para ver os amigos e compadres Enilson e Adriana. E numa boa conversa sobre gastronomia, falávamos sobre a diversidade da comida brasileira, sobre o quanto é cultural mesmo essa questão do gosto pela comida e pela escolha de determinados tipos de alimentos.
Eu realmente acho o máximo, o fato de que em cada região, as pessoas tem o seu modo tão diferente de elaborarem pratos, irem para cozinha agregando valores com tanta simplicidade e de forma tão criativa.
Foi ai que nesse agradável mergulho gastronômico, lembramos da carne de sol ou carne seca, tão típica nas regiões do norte desse nosso país maravilhoso. Na hora, me veio a idéia o "escondidinho" , um prato feito com creme de mandioca, que eu simplesmente adoro.
Assim, resolvi colocá-lo em prática e sugeri a receita para o almoço do dia seguinte.
Como estava faltando algumas coisas, fomos até o supermecado OBA, por sinal, fiquei impressionada com a variedade de alimentos lá. Cheguei toda entusiasmada na cozinha, afinal eu adoro cozinhar pra quem amo. Aliás, tudo que fazemos com amor, fazemos melhor não é?
Primeiro coloquei a carne para cozinhar e dessalgar um pouco, a seguir 01 kg de mandioca, que já compramos descascada, pois a bichinha dá trabalho para tirar a casca. Detalhe, quando for comprá-las, observe a qualidade e aparência, pois tem umas que não vão amolecer nunca. Quando a mandioca já estava cozida, retirei os talinhos do meio e coloquei no liquidificador, juntei 300 ml de leite, 01 copo de requeijão cremoso, 01 caixinha de creme de leite, tudo ligth por favor, e mais 100 gr de queijo parmesão ralado. Não esquecer de acertar o sal. Fui batendo aos poucos, pois a massa fica meio pesada. Coloquei em uma vasilha e reservei. Quando a carne já estava no ponto de cozimento, desfiei em lascas. Reservei. Em uma panela, juntei 1 colher (sopa) de margarina ligth (se preferir 50 g de bacon picado em cubos bem pequenos), 02 cebolas médias picadas, 04 dentes de alho bem picados. Deixei dourar levemente e aseguir acrescentei 03 tomates maduros sem pele e picados (com as sementes) e por fim, 1/2 xícara (chá) de água. Esperei ferver um pouco , juntei a carne desfiada. E por último, salpiquei 02 colheres de salsinha e cebolinha picados . Num refratário grande, dispus a metade do creme, salpiquei um pouco de queijo ralado e por cima toda a carne. Espalhei o restante do creme salpicado com mais um pouco de queijo para dar aquele toque gratinado. Levei ao forno por 20m. Depois de pronto, servi com uma boa salada de rúcula, alface americana, palmito, tomate e manga, acompanhados do fiel e delicioso arroz branco. Se ficou bom? Nem preciso falar...

Filé ao molho de alcaparras