Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Bolo Marmorizado "delícia"

Olha o sorriso da minha irmã Silvana comemorando a vida!
O bolo virou sobremesa por acaso. Na verdade, eu ia fazer outro bolo para comemorar o seu niver, mas desisti da idéia, quando ela me falou que o seu maridão iria fazer um churrasco, pois já conheço o ritmo da casa dela, ou seja, a situação se estende por todo o dia, e não sobra espaço para sobremesa mesmo. Antes de continuar escrevendo, é preciso fazer um pequeno comentário: o povo do Tocantins adora um bom churrasco com "aquela" picanha macia, música sertaneja, violão e muito riso.
E como eu estava falando...fiz este bolo para o Igor e Leandro que adoram bolos que levam chocolate, mas fiquei com a consciência pesada por não ter feito nada, e terminei levando o bolo marmorizado mesmo. Afinal, ele é muito bom, fica macio e úmido. Além disso, vai bem com um bom sorvete.
E não deu outra! Lá estava ele, poderoso na hora dos parabéns! Agora, é só olhar as fotos e seguir a receita, que você irá fazer igualzinho. Depois me conta se sobrou tá!
massa:
06 ovos inteiros,
200 gr de margarina ou manteiga (usei a delícia),
2 1/2 xícara de chá de açúcar cristal,
1 xícara de chá de leite,
1 colher de chá de noz moscada,
3 1/2 xícara de farinha de trigo,
1 colher de chá de bicarbonato,
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chocolate em pó solúvel ( usei do frade da Nestlê).
Para a cobertura:
200 gr de chocolate meio amargo,
200 gr de chocolate ao leite,
01 cx de creme de leite (usei Nestlê),
Gostas de Rum ou Baunilha.
Modo de preparar:
Junte a manteiga, o açucar e os ovos e bata na batedeira muito bem. Misture a farinha de trigo, altenando devagar com o leite. Depois junte a noz moscada, misture o bicarbonado e por último o fermento, sem bater. Divida a massa. Unte uma forma redonda com manteiga e farinha de trigo, coloque a metade da massa; a outra, junte-a com o chocolate e ponha por cima. Pegue um garfo e com cuidade, afunde-o em formato de ondas, mas sem ir até o fundo da forma. Leve ao forno pré aquecido. Olha a temperatura do meu forno que costumo usar nos primeiros 30m é 150°, mas isso é variável, depende de cada forno. Quando estiver assado, retire do forno, cubra com plástico filme e deixe esfriar. Desenforme e jogue a calda já fria por cima. Enfeite com chocolate em lascas, cerejas ou morangos.
Só uma observação, na hora de fazer o bolo, eu não tinha barra de chocolate, então o improviso falou mais alto. Peguei 01 xícara de chocolate em pó do frade, 01 colher de sopa de margarina, 05 colheres de açucar, 01 cx de creme de leite, umas gotas de baunilha, mas você pode usar o rum, que também fica bom. Levei ao fogo até engrossar. Deixei esfriar para jogar em cima do bolo.

2 comentários:

fafá disse...

ficou um pecado de gula! vou fazer a massa de novo sabado cha bar da minha princesa ! obrigada!

Marildes disse...

oi amiga que saudades de vc esse bolo é um pecado!!!!! ainda mais feito por essas mãos de fada na cozinha bjos e feliz natal!!!!