segunda-feira, 5 de abril de 2010

Doce de Abóbora

Se você é como eu, que não pode ver um doce! aqui está uma boa pedida. O tradicional doce caseiro de abóbora. Receitinha do tempo da minha bisa Benícia.
Ingredientes:
1 kg de abóbora madura,
1 kg de açucar,
1 litro de água,
10 cravinhos.
Leve ao fogo baixo o açúcar, a água e os cravinhos (opcional), até ferver um pouco , depois acrescente a abóbora cortada em cubos, formando uma calda mais grossa. Deixe esfriar tampado, para o doce não enrugar. Se quiser, pode deixar a abóbora de molho com água e uma colherinha de café de bicarbonato por algums horas ( 02 horas), antes de levar ao fogo, depois é só escorrer.

Filé de Pintado

Sexta Feira Santa , não tem desculpas aqui em casa, o peixe vai á mesa mesmo!
Escolhi nesta última, uma receita bem simples, mas muito leve e saborosa.
Basta pegar 06 pedaços de filés de pintado, tempere-os com sal, alho e limão, pode até regá-los com um pouquinho de vinho branco se quizer.
Coloque cada filé em pedados de papel alumínio, disponha sobre eles tomate, cebola e cheiro verde picados, algumas alcaparras e pimenta biquinho (aquela que não arde), regue com um pouco de azeite extra virgem, e feche-os e em seguida leve-os ao forno quente, até que fique cozidos. Abra o papel e deixe por mais 10m. Pronto! Sirva com arroz soltinho e uma salada no capricho. Fácil né! Ah! ao abrir o papel percebi que havia juntado muita água, e não tive muita paciência para secar, pois estava morrendo de fome. Eles precisam ficar levemente dourados e mais suculendos.
Uma combinação perfeita! Já utilizei em outras versões.
Foto: mydreamwedding

Filé ao molho de alcaparras