Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Disposição de copos e talheres

Você já foi convidado para um jantar mais sofisticado e teve dificuldade em saber o que fazer com os copos e talheres? Apesar desse costume ser pouco comum, mas é possível encontrá-lo em festas mais elegantes. Saber usá-los não é tão difícil assim, e você pode evitar situações constrangedoras. Na verdade, gosto de mesa arrumada, de forma bonita e criativa, mas sempre busco a praticidade, afinal, esse jeito mais cheio de tric tric faz com que a mesa fique muito cheia, e além disso, anda meio ultrapassado. Mas é certo que nossa vida é repleta de cerimônias, algumas mais formais e outras menos. Portanto, torna-se necessário que saibamos respeitar os códigos de comportamento de todas as ocasiões. Pensando nisso, resolvi escrever um pouco sobre a disposição correta dos copos e talheres, espero que seja últil. Os talheres são dispostos de acordo com a sequência do cardápio, de fora para dentro, não importa se o primeiro prato é sopa, salada ou peixe. O mais distante do prato é o primeiro a ser usado. A faca, será disposta sempre com a lâmina para dentro. Os talheres de sobremesa ficam acima do prato, na horizontal: a faca, se necessária, perto do prato, com a lâmina para dentro; o garfo, com o cabo para o lado esquerdo, e a colher, logo acima, com o cabo para o lado direito. Quando for cortar, o garfo sempre fica na mão esquerda e a faca na direita. Ao comer, a faca fica acima do prato e o garfo vai para mão direita. - Quando terminar, garfo e faca devem ser dispostos lado a lado sobre o meio do prato, com os cabos voltados para o lado direito. - A faca é usada somente para cortar e nunca para empurrar a comida. Os copos e taças : Um jantar formal requer quatro copos do mesmo jogo para cada convidado, que devem ser dispostos acima do prato, em linha decrescente, de acordo com a ordem de bebidas que forem servidas. Próximo ao prato fica o de água (maior). O de champanhe (em taça de formato alongado) vem em seguida, ligeiramente deslocado para o centro da mesa. Alinhados com o copo de água ficam os copos de vinho tinto (médio) e o de vinho branco (menor). Em ocaiões menos formais, recomendo que em nome da praticidade, sejam usados talheres universais, isto é, aqueles que podem ser utilizados tanto para carne como para peixe. Os copos seguem a mesma regra: apenas uma taça para vinhos e um copo para água.

4 comentários:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

Anônimo disse...

Quanta frescura, simplesmente somos carnívoros vorazes, somos sepulcros, a carne engolida será sepultada nas nossas entranhas. - Victor Hugo.

Anônimo disse...

Para que tantos pratos, tantos talheres, tantos copos? Não é apenas um estonago a ser enchido? Por acaso tu dormes em 20 camas numa noite?

simone disse...

Ótima dica. Tenho um jantar importante e nao gostaria de errar na disposição dos itens ao colocar a mesa