Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Bolo Pudim de Laranja

Bolo pudim sempre foi uma tentação. Pois além de ser uma receita simples é muito fácil de preparar. Costumava fazer para meus filhotes e eles adoravam. Acontece que coloquei a receita no baú e andei esquecendo de fazê-la. Mas, na festa de Ano Novo, eis quem surge na minha frente... aquela tentação, feito pela amiga Elisa e estava simplesmente bárbaro. A receita dela tem um segredinho... ela substitui a medida de leite por suco de laranja, tanto no bolo como no pudim. Então resolvi postar aqui a minha receita, fazendo a substituição. As casquinhas de laranja na calda é por minha conta. Se você quizer ver o resultado, é só fazer. Garanto que não sobrará nem um pedacinho para quem chegar atrasado.
Bolo:
02 xícaras de açúcar 02 xícaras e ½ de farinha de trigo peneirada 01 xícara de manteiga 01 colher de sopa de fermento em pó 01 xícara de suco de laranja 04 ovos Raspas de laranja
Modo:
Bata a manteiga com o açúcar e em seguida, as gemas. Bater bem, a seguir, adicione o trigo peneirado com o fermento, alternando com o leite natural.Adicione raspas de laranja. Por último, misturar delicadamente as claras batidas em neve.
Para o pudim:
01 lata de leite condensado 01 medida da lata de suco de laranja 01 pitada de sal 04 ovos Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador. Montagem : Caramelize 2 copos de açúcar, com 1 copo de água . Junte algumas casquinhas de laranja. Deixe ferver até ficar em ponto de fio. Retire as cascas e despeje a calda na forma, e depois de fria, passe manteiga, coloque o pudim e o bolo por cima. Leve ao forno por 45m, em banho-maria. Depois de pronto e frio, desenforme.

3 comentários:

Odete disse...

Parece mesmo muito bom:>)

cozinha da tia Adelaide disse...

Oi Ana
Encontrei o teu blog em pesquisando na net uma receita de bolo pudim, já sou tua seguidora e vou voltar mais vezes
beijo

Sobreviver.....dia após dia disse...

como se pode colocar manteiga na forma depois de ter posto a calda de açucar? será possível?gostava que me explicasse.Costumo fazer o bolo pudim de chocolate, forro a forma com caramelo, depois ponho primeiro a massa do bolo e só depois a do pudim.Este método é diferente.Concerteza que resulta do mesmo modo.