domingo, 17 de maio de 2009

Sobre Pimentas

Existem sabores que sequer sabemos explicar porque gostamos!
E pimenta é um bom exemplo...
Acho que aprendi comê-las com o meu pai, pois quando era criança, o via comer uma malagueta inteira no dente, como se não tivesse ardência nenhuma. De tanto vê-lo fazer, fui aos poucos, me curvando ao desejo de querer experimentar também. E olha, acabei me encantando e gostando! Esta semana, o assunto "pimenta" esteve muito presente...
E diante de tantos encontros, só me resta escrever sobre essa iguaria bonita de se ver.
Então, liguei a TV e lá estava a Ana Maria Braga falando de pimenta. Na academia, minha amiga Neila me disse que iria me dar um vidro da pimenta dedo de moça vermelha, á base de vinagre, sal, alho e 01 colher de mel, que eu simplesmente adoro! Além disso, fui em uma livraria, e me deparei com este livro que postei aqui, " Pimentas com suas receitas" , que por sinal é um tipo de dicionário com algumas receitas muito interessantes, e que por essa razão, vale a pena levar para casa. E por fim, meu amigo "Paulo Bezerra", que é autoridade em fauna cinegética, me passou email perguntando sobre a pimenta forte ( estou curiosa em conhecer que pimenta é essa!), que foi prometida a ele pelos índios Krahô, em sua última visita pelas aldeias. Sei que é costume dos índios usar para temperar seus alimentos, pimenta com sal pilada.
No Brasil, são consumidas , principalmente na forma de geléias, que dá um toque suave ao sabor e conservas feitas á base de vinagre ou azeite.Elas estão presentes não só em pratos principais, mas também foram incorporadas em entradas finas e sobremesas, e quando misturadas ao chocolate e até sorvete, dão ar de sofisticação. Servem de referência de comidas regionais, como é o caso da Bahia, que oferece uma grande variedade de pratos quentes, os quais são sinonimos de sabores picantes.
Aqui no norte do Tocantins, toda cozinha tem um bom molho de pimenta. As preferidas são a malagueta, pimenta de cheiro, pimenta dedo-de-moça, comari e biquinho.
Segundo pesquisas, o sabor picante das pimentas deve-se a presença da capsaicina, uma substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido, que possui as propriedades benéficas à saúde.
Acredite, ela não é tão vilã assim como alguns pensam, ao contrário, possui propriedades medicinais comprovadas, sem falar do valor nutricional, pois contém ferro, cálcio, caroteno, tiamina, niacina, riboflavina, fibras, vitamina A e C, assim como a liberação de endorfinas, que provocam sensação de bem-estar, fazendo o humor se elevar. Agora é com você.
Abacaxi com Pimenta

Descascar 01 abacaxi, cortar e bater no liquidificador.
Levar ao fogo num panela média com 5 colheres (sopa) de açúcar,
6 cravos, um pedaço de canela em pau, cozinhar
até ponto de geléia. Cortar 02 pimentas malaguetas com
sementes e três sem sementes. Misturar com a geléia de abacaxi,
cozinhar por 2 minutos. Esfriar para utilizar.
Corte 01 abacaxi em rodelas, disponha-as em um pirex de vidro e jogue a geléia por cima.
Para enfeitar, pimentas biquinho.
Sirva com pernil de porco, lagarto assado ou com frios.

2 comentários:

Mundo Virtual disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mundo Virtual disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Filé ao molho de alcaparras