domingo, 2 de dezembro de 2007

Um pé na cozinha...

Sempre gostei de cozinha... Lembro que a minhas primeiras tentativas não deram muito certo, mas não desisti. E sabe o que aprendi primeiro depois de muitos erros ? "Bolo Prestígio" Humm!! Delícia, ainda sinto o gostinho... Me faz lembrar ... Era adolescente, e sempre que eu e as amigas fazíamos alguma coisa, lá estava o meu bolo. Era sucesso garantido. Bolo fofo de chocolate e recheio a base de leite condensado, creme de leite e coco natural. Bolo Prestígio: 8 ovos, 3 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar refinado, 1 colher de sopa de Pó royal, 1 lata de nescau (pequena), 1 lata de manteiga (pequena), 4 latas de leite condensado, 2 latas de creme de leite, 2 pacotes de coco ralado (pequeno) ou coco fresco ( fica mais gostoso), 1 xícara de leite. Modo: Bata as gemas c/ açúcar e a manteiga. Depois acrescente o pó royal dentro do leite e mecha. Ponha a farinha de trigo, em seguida o nescau e a clara em neve. Leve ao forno. Recheio: 2 ½ latas de leite condensado, 2 pacotes de coco ralado e 01 lata de creme de leite . Leve tudo ao fogo, quando tiver fervendo, acrescente o creme de leite. Retire do fogo e deixe esfriar. Cobertura: 2 xícaras de nescau, 1 1/2 lata de leite condensado e 01 lata de creme de leite.Lleve ao fogo até o ponto ( mole) . Parta o bolo ao meio e molhe com leite e um pouco de creme de leite batidos no liquidificador, recheie e cubra com a cobertura.Leve à geladeira. *.*.*.*.*.* Mas, ao longo desse tempo, muita coisa aconteceu...me casei e fui morar em Manaus - AM. Nossa, nessa época eu mal sabia fazer um arroz e um bife! Lá conheci minha amiga Suamy ( Arquiteta da Culinária) era assim que o meu ex a chamava. Ela tinha todo um cuidado em fazer sua comida, sempre tão gostosa. Tudo muito decorado. Enchia os meus olhos e dava vontade de aprender. E foi assim, que fui começando a minha caminhada. Nesse percurso, muita coisa foi para o lixo, aliás, muito compreensível. Ainda morando em Manaus, fui ao Rio de Janeiro visitar minha amiga Kátia. Cheguei no dia do aniversário de 50 anos de seu marido. Ela havia contratado um buffet. Foi naquele dia que pude presenciar de forma diferente, a beleza da ornamentação culinária. Acho que já tinha predisposição para este dom, que se transforma em beleza para os olhos e ativa tanto o paladar.A partir dai, não parei... pesquisando, inventando e tentando levar a mesa amor e beleza. Hoje vejo que cresci muito e continuo aprendendo. E o quanto é gratificante poder observar e sentir a admiração das pessoas pelos pratos ornamentados que costumo fazer. Espero poder compartilhar com você, um pouco da minha vida, da arte e da mesa. Seja Bem Vindo!

Nenhum comentário:

Filé ao molho de alcaparras